HOMILIA – “A mãe dos filhos de Zebedeu achegou-se a Jesus com seus filhos e ajoelhou-se para fazer um pedido”. Mt 20, 20-28
HOMILIA – “A mãe dos filhos de Zebedeu achegou-se a Jesus com seus filhos e ajoelhou-se para fazer um pedido”. Mt 20, 20-28
Na lista dos Apóstolos, Tiago, filho de Zebedeu, aparece ao lado de seu irmão, João. Juntamente com Pedro e João, ele está presente no momento da transfiguração de Jesus e da sua agonia no Horto das Oliveiras.
Segundo o Livro dos Atos dos Apóstolos, por volta do ano 44, Herodes Antipas “começou a perseguir os membros da igreja e mandou matar à espada, Tiago, irmão de João” (At 12, 1-2). “Ele inicialmente tinha pedido, por meio da mãe, para sentar com o irmão ao lado do Mestre, no Reino, foi justamente o primeiro a beber o cálice da paixão”. (Bento XVI).
A tentação dos primeiros lugares, é a tentação de sempre. E os discípulos de Jesus e a própria Igreja não estão livres disso. Jesus nos alerta: “Entre vocês não deve ser assim”. A tirania cede lugar ao serviço, e a opressão transforma-se em amor eficaz em benefício do próximo.
O primeiro lugar gera orgulho, desprezo e discriminação. Jesus indica qual é o melhor lugar: o último, o lugar daquele que serve. É o serviço que dá dignidade. Jesus se faz exemplo de serviço. Jamais buscou ser servido, tampouco teve a arrogância de se considerar superior a quem quer que seja. Manteve sempre sua postura de servo, e nos ensina que o mandamento que nos rege é o amor.
Antiga tradição afirma que as relíquias de são Tiago foram levadas para Compostela na Espanha, lugar que se tornou objeto de grande veneração e continua sendo meta de numerosas peregrinações do mundo todo.
Rezemos: Senhor, quero ser um servidor, aprender a fazer aquilo que ninguém quer fazer. São Tiago, rogai por nós!
O Senhor nos abençoe e guarde.
REF.: “A mãe dos filhos de Zebedeu achegou-se a Jesus com seus filhos e ajoelhou-se para fazer um pedido”. Mt 20, 20-28
MAIS CONTEÚDO
[MEC id=”398126″]