6 coisas que você precisa fazer para permanecer católico na faculdade

university-105709_640

6 coisas que você precisa fazer para permanecer católico na faculdade

 

 

 

 

6 coisas que você precisa fazer para permanecer católico na faculdade

Conheça a sua fé, endureça-se, faça bons amigos – e ame Jesus Cristo com todo o seu coração, alma, mente e força

 
 
 
 
 

À medida que os alunos retornam à faculdade ou vão para a faculdade pela primeira vez neste outono, gostaria de oferecer algumas sugestões sobre como permanecer católico na faculdade. Por acaso, eu sugeriria esses mesmos princípios a qualquer outra pessoa como práticas úteis para manter sua fé.

 

1. Conheça a sua fé! Eu cresci freqüentando uma Igreja Católica, mas quase nada me encaixava. Eu era como um alvo fácil para as pessoas virem e me explicar o que há de errado com o catolicismo. O problema é que o quadro que pintaram era uma caricatura, o que é conhecido como “espantalho” na lógica. Se eu soubesse o que a Igreja realmente ensinava, teria sido capaz de responder a qualquer objeção levantada contra ela.

 

Sobre este ponto, gostaria de relatar uma observação que fiz. Já ouvi muitas histórias de pessoas que foram muito bem educadas em filosofia ou em sua própria fé, que se converteram ao catolicismo quando aprenderam sobre ele. Nunca ouvi um ex-católico que pudesse explicar adequadamente a fé católica. O Venerável Fulton Sheen disse com precisão: “Não há cem pessoas nos Estados Unidos que odeiem a Igreja Católica, mas há milhões que odeiam o que erroneamente consideram que a Igreja Católica é”.

 

Portanto, não posso recomendar o suficiente um estudo diligente das Escrituras e do Catecismo da Igreja Católica. O YouCat também é um resumo muito útil do Catecismo e está escrito em uma linguagem mais contemporânea. Há beleza e genialidade no ensinamento da Igreja, mas dá trabalho ser capaz de vê-los.

 

 

2. Não caia nos maus argumentos ateus contra um Deus em que a Igreja não acredita. Deus não é quem eles pensam que ele é, nem mesmo você pensa que ele é. Existem muitas, muitas versões de desenhos animados de Deus que são facilmente derrubadas. O Deus descrito e rejeitado pelos ateus militantes simplesmente não é o Deus do catolicismo. Este ponto está intimamente relacionado ao primeiro. Simplificando, não podemos envolver nossas mentes em torno de Deus. Se você encontrar alguém que diz que entende a Deus, pode ter certeza de que ele não o entende. Santo Agostinho escreveu: “Se você entende, não é Deus”. Mesmo a maioria dos professores de filosofia não conhece a idéia de alto nível de Deus ensinada pela Igreja.

 

3. Aprenda os argumentos para a existência de Deus. O professor de filosofia Ed Feser passou a acreditar em Deus por meio dos argumentos filosóficos que ensinava a seus alunos. O fato é que podemos saber que Deus existe; esse ponto não é uma mera questão de fé. Aprender os argumentos também o ajudará a compreender o Deus que a teologia católica descreve. Recomendo o livro Does God Exist de Fradd e Delfino (que também é uma introdução útil sobre filosofia) e o Handbook of Christian Apologetics de Kreeft e Tacelli (um volume que pertence a todos os lares cristãos).

 

4. Encontre católicos com ideias semelhantes. Há uma boa chance de que haja um ministério católico em seu campus. Envolva-se imediatamente. As pessoas com quem você passa terão um impacto dramático no que você faz e em quem você se torna. Isso é verdade em qualquer lugar, mas especialmente na faculdade, já que você está sozinho pela primeira vez e abrindo as asas da independência. Não existe cristão solitário. Sair com outros católicos também ajudará com todas as outras sugestões que estou fazendo.

 

Outro aspecto dessa sugestão é o tempo que você deve passar com os santos. Leia livros por eles e sobre eles. A alegria praticamente escorre das páginas. Você aprenderá muito. Você ficará inspirado. Você pode até falar com eles enquanto lê. Eles são a comunhão católica definitiva. E, claro, não se esqueça de “chamar” sua Mãe – Maria, a rainha dos santos.

 

 

5. Não se deixe enganar ou se sentir mal com a retórica. Na sociedade de hoje, muitas vezes acontece que você se sentirá um vilão se não acreditar nas ideologias e agendas dominantes associadas à moralidade liberal. Em primeiro lugar, o pensamento racional sólido leva às mesmas conclusões que a Igreja em questões morais. Você não precisa ser cristão para concordar com a Igreja; você apenas tem que conhecer a base filosófica da moralidade, uma teoria conhecida como lei natural. Em segundo lugar, todos os mandamentos de Deus vêm a nós por meio e por causa de seu amor. O amor verdadeiro, duro como pregos e abnegado é a fonte dos preceitos de Deus. Se eles não parecem fazer sentido, é porque você não entende o amor verdadeiro, a verdadeira natureza humana ou o coração do seu amoroso Pai.

 

6. Por último, mas o mais importante, coloque seu relacionamento com Jesus em primeiro lugar. Nada na vida, absolutamente nada, é mais importante do que um relacionamento pessoal com Jesus Cristo. Isso deve ser promovido por meio da oração e dos sacramentos. Vá regularmente à missa e à confissão. Faça uma boa programação com antecedência e não desista, mesmo quando falhar (e você irá!). Entregue-se à misericórdia de Deus. Quando você cometer um erro (não SE você cometer um erro), volte sempre para Deus se for necessário. Ele não desistiu de você e não vai desistir de você. No final (e no início), o catolicismo não é sobre um conjunto de crenças ou práticas, mas sobre uma pessoa, Jesus Cristo. Este encontro é o propósito de tudo o mais que você fizer.

 

 

 

 

FONTE: https://www.ncregister.com/blog/to-stay-catholic-in-college-you-have-to-do-these-6-things

 

 

 

 


✅ CLUBE DE LEITURA: https://www.liturgicatólica.com/
———————————————————-
✅ TELEGRAM: https://t.me/liturgiacatolicapontocom
———————————————————-
✅ NOSSO SITE: https://www.liturgiacatolica.com
———————————————————-
✅ TWITTER: https://twitter.com/litcatolica
———————————————————-
✅ APLICATIVOS: https://play.google.com/store/apps/dev?id=5269824327831140319
———————————————————-
✅ SITE PARCEIRO: https://www.homilias.com.br/
———————————————————

 

 

BOLSAS MARAVILHOSAS EM PROMOÇÃO

 

 

 

 
[MEC id=”398130″]
 
 
author avatar
Editor
Como Editor do site Homilias, minha paixão é compartilhar reflexões inspiradoras e edificantes com a nossa comunidade. O meu objetivo é proporcionar conteúdo de qualidade que possa nutrir sua fé, fortalecer sua conexão com Jesus Cristo e oferecer perspectivas enriquecedoras para enfrentar os desafios do dia a dia. Acredito no poder transformador das palavras do Evangelho e na capacidade das homilias de tocar corações e transformar vidas! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!